ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E CONDUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIDA DO COVID-19.
Parole chiave:
Educação. Escola, Tecnologia, TransformaçõesAbstract
O presente artigo, sustentado por metodologia de revisão de literatura, buscou realizar uma breve explanação sobre como a educação e a organização escolar reage às mudanças de grande impacto social, a exemplo do que ocorreu em 2020, com a emergência da Pandemia Mundial de Covid-19. Essa problemática consiste em questionar se enquanto componente de uma tecitura social em contínua transformação, o sistema educacional acompanha e promove as mudanças necessárias ou é simplesmente levado a reboque. Essa questão se justifica, com base no argumento uníssono, de que a Educação é o principal motor de desenvolvimento de uma organização social, no entanto, percebe-se que na prática pouco se opera para que se potencialize esse efeito multiplicador da Educação, o exemplo nítido disso, foram as escolas públicas paradas, sem condições de atender aos estudantes durante o necessário isolamento social, mesmo com tantas possibilidades de mediação didático pedagógica oferecida pelas tecnologias móveis e digitais. Evidenciou-se a necessidade de uma profunda mobilização de todos os agentes da educação, seja dos responsáveis pela sua promoção, quanto dos que planejam e daqueles que executam para que a educação e a escola cumpram sua função social de emancipar sujeitos.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.