ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E CONDUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIDA DO COVID-19.
Palabras clave:
Educação. Escola, Tecnologia, TransformaçõesResumen
O presente artigo, sustentado por metodologia de revisão de literatura, buscou realizar uma breve explanação sobre como a educação e a organização escolar reage às mudanças de grande impacto social, a exemplo do que ocorreu em 2020, com a emergência da Pandemia Mundial de Covid-19. Essa problemática consiste em questionar se enquanto componente de uma tecitura social em contínua transformação, o sistema educacional acompanha e promove as mudanças necessárias ou é simplesmente levado a reboque. Essa questão se justifica, com base no argumento uníssono, de que a Educação é o principal motor de desenvolvimento de uma organização social, no entanto, percebe-se que na prática pouco se opera para que se potencialize esse efeito multiplicador da Educação, o exemplo nítido disso, foram as escolas públicas paradas, sem condições de atender aos estudantes durante o necessário isolamento social, mesmo com tantas possibilidades de mediação didático pedagógica oferecida pelas tecnologias móveis e digitais. Evidenciou-se a necessidade de uma profunda mobilização de todos os agentes da educação, seja dos responsáveis pela sua promoção, quanto dos que planejam e daqueles que executam para que a educação e a escola cumpram sua função social de emancipar sujeitos.
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