ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E CONDUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIDA DO COVID-19.

Autores

  • Jamerson Guerra Santos
  • Edimar Fonseca da Fonseca

Palavras-chave:

Educação. Escola, Tecnologia, Transformações

Resumo

O presente artigo, sustentado por metodologia de revisão de literatura, buscou realizar uma breve explanação sobre como a educação e a organização escolar reage às mudanças de grande impacto social, a exemplo do que ocorreu em 2020, com a emergência da Pandemia Mundial de Covid-19. Essa problemática consiste em questionar se enquanto componente de uma tecitura social em contínua transformação, o sistema educacional acompanha e promove as mudanças necessárias ou é simplesmente levado a reboque. Essa questão se justifica, com base no argumento uníssono, de que a Educação é o principal motor de desenvolvimento de uma organização social, no entanto, percebe-se que na prática pouco se opera para que se potencialize esse efeito multiplicador da Educação, o exemplo  nítido disso, foram as escolas públicas paradas, sem condições de atender aos estudantes durante o necessário isolamento social, mesmo com tantas possibilidades de mediação didático pedagógica oferecida pelas tecnologias móveis e digitais. Evidenciou-se a necessidade de uma profunda mobilização de todos os agentes da educação, seja dos responsáveis pela sua promoção, quanto dos que planejam e daqueles que executam para que a educação e a escola cumpram sua função social de emancipar sujeitos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jamerson Guerra Santos

    Graduado em Economia Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Graduando em Pedagogia – 2° licenciatura pelo Centro Universitário Uninter.

  • Edimar Fonseca da Fonseca

    Doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde-UFRGS. Mestrado em Ensino de Ciências na UNIPAMPA. Graduado Física/Matemática e Pedagogia. Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Física e Matemática. Supervisão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

11-05-22

Como Citar

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E CONDUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIDA DO COVID-19. (2022). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 1(1), 32-46. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/25