O DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO: DO SEU RECONHECIMETO ENQUANTO DIRIETO FUNDAMENTAL ÀS CAUSAS DE SUA INEFETIVIDADE
Keywords:
direito fundamental à educação, Direito Social, Fundamentalidade, Efetividade, Mínimo existencialAbstract
O presente trabalho, ao conceituar e situar o direito fundamental à educação, como um
direito social dotado de fundamentalidade, busca analisar as causas de sua baixa efetividade - ou
inefetividade-, que estão relacionadas desde ao reconhecimento dos direitos sociais no país às
questões relacionadas ao nível de satisfação insuficiente da efetivação desses direitos. Essa realidade
se contradiz com a máxima efetividade que deve ser assegurada aos direitos fundamentais,
implicando necessária análise acerca da (in)viabilidade da utilização do mínimo existencial como
parâmetro satisfatório de efetivação dos direitos fundamentais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.