DROGAS E STF: AS TIPOLOGIAS EXPLICATIVAS SOBRE AS DECISÕES EM SEDE DE HABEAS CORPUS
Palavras-chave:
drogas, STF, Decisão JudicialResumo
Uma revisão bibliográfica e pesquisa secundária com dados quali-quantitavos evidenciam que, a partir do pós-guerra, na segunda metade do século XX, houve acentuado incremento de poder político ao poder judiciário, migrado, claramente, das instâncias eleitas. Condições político-estratégicas, perfil ideológico dos magistrados, arranjo institucional, passado
profissional dos ministros, dentre outros aspectos, são elementos importantes a serem explicados no quadro de expansionismo judicial que opera, atualmente, o seu estágio mais avançado: a judicialização da política. Nesse cenário, com o aporte de uma tipologia para análise de decisões judiciais, o trabalho visa a responder: Quais fatores influenciam, nas decisões dos Ministros do STF em sede de Habeas Corpus sobre Drogas?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.