A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS FISIOLÓGICOS E NUTRICIONAIS SOBRE O PLANEJAMENTO DA PRESCRIÇÃO DE MUSCULAÇÃO
Palavras-chave:
Musculação., Fisiologia., Nutrição., Planejamento., Prescrição de exercícios.Resumo
A musculação é considerada nos dias atuais como uma das modalidades de atividade física mais procurada pela população, com a intenção de esculturar seus corpos, do endeusamento e culto ao corpo belo, mas, indiretamente, essa população recebe ao praticar a musculação, outros benefícios tais como a correção postural, o desempenho atlético, emagrecimento, adaptações cardiorrespiratórias, melhoria na flexibilidade e na coordenação, além do bem estar geral e o mais importante o desenvolvimento de uma vida com qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo central investigar e descrever a influência dos aspectos fisiológicos e nutricionais sobre o planejamento da prescrição de musculação. A metodologia e o material utilizado para a realização do deste estudo foram no contexto da revisão bibliográfica, que de forma crítica e avaliativa se fez da utilização e informações consideradas relevantes, para que o embasamento teórico de análise fosse o mais próximo da realidade contemporânea. Os resultados apresentados foram capazes de evidenciar que as metodologias aplicadas apresentaram aumentos significativos nos valores da frequência cardíaca (FC) e lactato pós treinamento. Os praticantes de atividade física, em sua maioria, fazem as refeições pré e pós-treino qualitativamente bem, com o consumo de carboidrato e proteína, a suplementação nutricional foi relatada em 20% do total de entrevistados, porém metade praticaram a auto prescrição. Ao realizar está revisão concluir-se que a junção destes elementos tais como a orientação, o planejamento do treinamento e a nutrição são a base para um bom desenvolvimento específico da meta almejada pelo praticante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.