PENSANDO A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE LEV S. VIGOTSKI
Palavras-chave:
Deficiência intelectual., Defectologia., Mediação., Práticas inclusivas.Resumo
Esse artigo é um recorte de um estudo de doutorado, e busca refletir acerca da deficiência intelectual, seu conceito e implicações à luz dos estudos de Lev S. Vigotski, por meio de uma revisão de literatura teórico conceitual, compreendendo a relevância de se promover a discussão dessa temática no campo da educação. Como resultados, percebemos que a deficiência intelectual vem sendo uma das questões que mais tem despertado a preocupação dos profissionais da educação no contexto da escola comum. Seu conceito e significação emergem de uma complexidade que diz respeito não só às características biológicas dos sujeitos que possuem este diagnóstico clínico, mas também aos estigmas que estão atrelados a essa deficiência, resultantes de uma construção histórica e social. A partir dos estudos dos textos de Vigotski podemos perceber a construção do conceito de deficiência ao longo do tempo e da vida do sujeito pensada a partir de seu crescimento social, à luz dos conceitos de compensação e mediação.
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