PENSANDO A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE LEV S. VIGOTSKI

Autores

  • Lívia Vares da Silveira Braga Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Deficiência intelectual., Defectologia., Mediação., Práticas inclusivas.

Resumo

Esse artigo é um recorte de um estudo de doutorado, e busca refletir acerca da deficiência intelectual, seu conceito e implicações à luz dos estudos de Lev S. Vigotski, por meio de uma revisão de literatura teórico conceitual, compreendendo a relevância de se promover a discussão dessa temática no campo da educação. Como resultados, percebemos que a deficiência intelectual vem sendo uma das questões que mais tem despertado a preocupação dos profissionais da educação no contexto da escola comum. Seu conceito e significação emergem de uma complexidade que diz respeito não só às características biológicas dos sujeitos que possuem este diagnóstico clínico, mas também aos estigmas que estão atrelados a essa deficiência, resultantes de uma construção histórica e social. A partir dos estudos dos textos de Vigotski podemos perceber a construção do conceito de deficiência ao longo do tempo e da vida do sujeito pensada a partir de seu crescimento social, à luz dos conceitos de compensação e mediação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lívia Vares da Silveira Braga, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de Pesquisa de Educação Especial. Professora da Educação Básica nas redes municipais de ensino de Vitória e Serra/ES.

Downloads

Publicado

11-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PENSANDO A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE LEV S. VIGOTSKI. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/183