PENSANDO A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE LEV S. VIGOTSKI
Keywords:
Deficiência intelectual., Defectologia., Mediação., Práticas inclusivas.Abstract
Esse artigo é um recorte de um estudo de doutorado, e busca refletir acerca da deficiência intelectual, seu conceito e implicações à luz dos estudos de Lev S. Vigotski, por meio de uma revisão de literatura teórico conceitual, compreendendo a relevância de se promover a discussão dessa temática no campo da educação. Como resultados, percebemos que a deficiência intelectual vem sendo uma das questões que mais tem despertado a preocupação dos profissionais da educação no contexto da escola comum. Seu conceito e significação emergem de uma complexidade que diz respeito não só às características biológicas dos sujeitos que possuem este diagnóstico clínico, mas também aos estigmas que estão atrelados a essa deficiência, resultantes de uma construção histórica e social. A partir dos estudos dos textos de Vigotski podemos perceber a construção do conceito de deficiência ao longo do tempo e da vida do sujeito pensada a partir de seu crescimento social, à luz dos conceitos de compensação e mediação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.