APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SÓCIO-HISTÓRICOS
Palavras-chave:
Aprendizagem., Desenvolvimento., Vigotski.Resumo
Este artigo foi escrito a partir da minha dissertação de mestrado intitulada: “O processo de ensino aprendizagem de uma criança com deficiência intelectual causada pela Síndrome de Noonan: inclusão e escolarização”. Almejei com esse estudo dar voz e vez àqueles que permaneceram à penumbra dos processos educacionais sejam estes formais ou não formais. Sendo assim, trago a discussão de alguns princípios teóricos que sustentaram esta pesquisa, privilegiando a teoria vigotskiana no estudo do desenvolvimento humano comprometido pela deficiência intelectual que se dá pela interação com o outro no meio social. Assim, apresentarei considerações acerca das concepções da teoria de Vigotski, pois este teórico e seus colaboradores dedicaram-se a pesquisar a constituição subjetiva do ser humano e a compreender o sujeito como possuidor de história e cultura, capaz de produzir e reproduzir a sociedade e novos conhecimentos, respeitando a individualidade e subjetividade do outro e de si próprio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.