APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SÓCIO-HISTÓRICOS

Autores/as

  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Aprendizagem., Desenvolvimento., Vigotski.

Resumen

Este artigo foi escrito a partir da minha dissertação de mestrado intitulada: “O processo de ensino aprendizagem de uma criança com deficiência intelectual causada pela Síndrome de Noonan: inclusão e escolarização”. Almejei com esse estudo dar voz e vez àqueles que permaneceram à penumbra dos processos educacionais sejam estes formais ou não formais. Sendo assim, trago a discussão de alguns princípios teóricos que sustentaram esta pesquisa, privilegiando a teoria vigotskiana no estudo do desenvolvimento humano comprometido pela deficiência intelectual que se dá pela interação com o outro no meio social. Assim, apresentarei considerações acerca das concepções da teoria de Vigotski, pois este teórico e seus colaboradores dedicaram-se a pesquisar a constituição subjetiva do ser humano e a compreender o sujeito como possuidor de história e cultura, capaz de produzir e reproduzir a sociedade e novos conhecimentos, respeitando a individualidade e subjetividade do outro e de si próprio.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutoranda e mestra em Educação (PPGE/UFES). Especialista em Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento e Artes/Educação. Licenciada em Pedagogia (Faculdade São Geraldo). E-mail: dirlanbravo@gmail.com.

Publicado

11-05-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA COMUM À LUZ DOS PRESSUPOSTOS SÓCIO-HISTÓRICOS. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(ESPECIAL). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/179