INCLUSÃO ESCOLAR DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE MOEBIUS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Síndrome de Moebius., Inclusão., Práticas Pedagógicas.Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão na Educação de Jovens e Adultos, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas quando se trata de incluir e ouvir a voz de um sujeito com uma síndrome rara. A síndrome de Moebius é uma desordem neurológica complexa, cuja principal característica é a paralisia congênita do nervo facial, que pode também ser acompanhada da paralisia de outros nervos cranianos, de malformações límbicas e de estruturas orofaciais. Assim, este texto tem como objetivo principal compreender o processo de escolarização de um sujeito com síndrome de Moebius na perspectiva inclusiva. Os objetivos ampliam-se para enunciar as origens e os aspectos fenotípicos da síndrome, assim como relatar os desafios/possibilidades de inclusão deste sujeito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se configura como um estudo de caso, embasada teoricamente nos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores.
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