INCLUSÃO ESCOLAR DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE MOEBIUS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI
  • Rogério Drago Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palavras-chave:

Síndrome de Moebius., Inclusão., Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão na Educação de Jovens e Adultos, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas quando se trata de incluir e ouvir a voz de um sujeito com uma síndrome rara. A síndrome de Moebius é uma desordem neurológica complexa, cuja principal característica é a paralisia congênita do nervo facial, que pode também ser acompanhada da paralisia de outros nervos cranianos, de malformações límbicas e de estruturas orofaciais. Assim, este texto tem como objetivo principal compreender o processo de escolarização de um sujeito com síndrome de Moebius na perspectiva inclusiva. Os objetivos ampliam-se para enunciar as origens e os aspectos fenotípicos da síndrome, assim como relatar os desafios/possibilidades de inclusão deste sujeito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se configura como um estudo de caso, embasada teoricamente nos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores.

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Biografia do Autor

  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutorando e mestre em Educação (PPGE/UFES). Especialista em Educação Inclusiva e em Gestão Escolar Integrada. Licenciado em Ciências Biológicas (UFES). Professor do curso de pedagogia da Faculdade Multivix-Cariacica, Campo Grande, Cariacica - ES, 29146-480, Brasil, E-mail: michellpedruzzi@gmail.com;

  • Dirlan de Oliveira Machado Bravo, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Doutoranda e mestra em Educação (PPGE/UFES). Especialista em Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento e Artes/Educação. Licenciada em Pedagogia (Faculdade São Geraldo). E-mail: dirlanbravo@gmail.com;

  • Rogério Drago, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Professor Associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (PPGE/CE/UFES). Graduado em pedagogia (UFES). E-mail: rogerio.drago@gmail.com.

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Publicado

06-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INCLUSÃO ESCOLAR DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE MOEBIUS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 4(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/151