INCLUSÃO ESCOLAR DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE MOEBIUS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO
Palabras clave:
Síndrome de Moebius., Inclusão., Práticas Pedagógicas.Resumen
O presente artigo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão na Educação de Jovens e Adultos, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas quando se trata de incluir e ouvir a voz de um sujeito com uma síndrome rara. A síndrome de Moebius é uma desordem neurológica complexa, cuja principal característica é a paralisia congênita do nervo facial, que pode também ser acompanhada da paralisia de outros nervos cranianos, de malformações límbicas e de estruturas orofaciais. Assim, este texto tem como objetivo principal compreender o processo de escolarização de um sujeito com síndrome de Moebius na perspectiva inclusiva. Os objetivos ampliam-se para enunciar as origens e os aspectos fenotípicos da síndrome, assim como relatar os desafios/possibilidades de inclusão deste sujeito no âmbito da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se configura como um estudo de caso, embasada teoricamente nos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e colaboradores.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.