AS AULAS VIRTUAIS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA

Autores/as

  • Mirian Alves Lins Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Palabras clave:

Isolamento social., Aprendizagem., Interação., Psicologia histórico-cultural.

Resumen

O desenvolvimento cognitivo consiste em um processo de aquisição de conhecimentos. Estudos de Vygotsky indicam que essa ação acontece por intermédio das relações sociais, assim diante do cenário atual da educação no período de pandemia (COVID-19) a aprendizagem pode ser desfavorecida. O objetivo deste trabalho foi verificar se o distanciamento social influi no desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste contexto, pretendeu-se analisar o papel da sociabilização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I de acordo com a teoria histórico cultural; investigar como acontece a interação no ensino remoto e quais ferramentas estão sendo utilizadas para isso, além de identificar se a convivência com os pais ou responsáveis durante a pandemia está contribuindo com a mediação do conhecimento. Desenvolveu-se um questionário on-line com professores de estabelecimentos oficiais do Distrito Federal. A partir dessa pesquisa, foi observado que o contato social tem um papel imprescindível na educação, os educadores estão utilizando ferramentas diversificadas no ensino remoto e a grande maioria dos pais ou responsáveis estão ajudando os professores na mediação do conhecimento. Os participantes afirmam que as aulas virtuais não têm a mesma qualidade que as presenciais e seus argumentos vão de encontro com a teoria Vygotskyana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mirian Alves Lins, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

    Pós-graduada em Psicopedagogia pela faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), pós-graduada em Orientação Educacional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Parnaíba (FATAP), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIBE) e graduada em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília (UnB).
    mirian_unb@hotmail.com

Publicado

28-06-22

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AS AULAS VIRTUAIS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA. (2022). REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO, 6(2). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revista-intelletto/article/view/486