AS AULAS VIRTUAIS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
Palavras-chave:
Isolamento social., Aprendizagem., Interação., Psicologia histórico-cultural.Resumo
O desenvolvimento cognitivo consiste em um processo de aquisição de conhecimentos. Estudos de Vygotsky indicam que essa ação acontece por intermédio das relações sociais, assim diante do cenário atual da educação no período de pandemia (COVID-19) a aprendizagem pode ser desfavorecida. O objetivo deste trabalho foi verificar se o distanciamento social influi no desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste contexto, pretendeu-se analisar o papel da sociabilização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I de acordo com a teoria histórico cultural; investigar como acontece a interação no ensino remoto e quais ferramentas estão sendo utilizadas para isso, além de identificar se a convivência com os pais ou responsáveis durante a pandemia está contribuindo com a mediação do conhecimento. Desenvolveu-se um questionário on-line com professores de estabelecimentos oficiais do Distrito Federal. A partir dessa pesquisa, foi observado que o contato social tem um papel imprescindível na educação, os educadores estão utilizando ferramentas diversificadas no ensino remoto e a grande maioria dos pais ou responsáveis estão ajudando os professores na mediação do conhecimento. Os participantes afirmam que as aulas virtuais não têm a mesma qualidade que as presenciais e seus argumentos vão de encontro com a teoria Vygotskyana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO.
A REVISTA CIENTÍFICA INTELLETTO não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.