A ENTREVISTA NARRATIVA E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: SUPORTES PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Entrevista Narrativa, Conceito de experiência, Educação, Universidade das Madres de Plaza de MayoResumo
Este artigo apresenta o estudo sobre a importância da entrevista narrativa e do conceito de experiência para contribuir com o desenvolvimento e pesquisas em educação. O exemplo apresentado neste trabalho foi a pesquisa sobre a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina que se utilizou do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, podemos pensar/agir na perspectiva de uma educação e de uma universidade cada vez mais comprometida com o humanismo e a democracia. Nesse sentido, a entrevista narrativa e o conceito de experiência a partir de Walter Benjamin, Martin Jay, Jorge Larossa Bondia e José Contreras Domingo são fundamentais para pensar a pesquisa em educação valorizando tudo que pode ser experimentando, experiência, vivido.
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