A ENTREVISTA NARRATIVA E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: SUPORTES PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Entrevista Narrativa, Conceito de experiência, Educação, Universidade das Madres de Plaza de MayoResumen
Este artigo apresenta o estudo sobre a importância da entrevista narrativa e do conceito de experiência para contribuir com o desenvolvimento e pesquisas em educação. O exemplo apresentado neste trabalho foi a pesquisa sobre a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina que se utilizou do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, podemos pensar/agir na perspectiva de uma educação e de uma universidade cada vez mais comprometida com o humanismo e a democracia. Nesse sentido, a entrevista narrativa e o conceito de experiência a partir de Walter Benjamin, Martin Jay, Jorge Larossa Bondia e José Contreras Domingo são fundamentais para pensar a pesquisa em educação valorizando tudo que pode ser experimentando, experiência, vivido.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.