A ENTREVISTA NARRATIVA E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: SUPORTES PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Ivandilson Miranda Silva
  • Ana Paula Rodrigues
  • Leandro Xavier Timóteo

Palabras clave:

Entrevista Narrativa, Conceito de experiência, Educação, Universidade das Madres de Plaza de Mayo

Resumen

Este artigo apresenta o estudo sobre a importância da entrevista narrativa e do conceito de experiência para contribuir com o desenvolvimento e pesquisas em educação. O exemplo apresentado neste trabalho foi a pesquisa sobre a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina que se utilizou do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, podemos pensar/agir na perspectiva de uma educação e de uma universidade cada vez mais comprometida com o humanismo e a democracia. Nesse sentido, a entrevista narrativa e o conceito de experiência a partir de Walter Benjamin, Martin Jay, Jorge Larossa Bondia e José Contreras Domingo são fundamentais para pensar a pesquisa em educação valorizando tudo que pode ser experimentando, experiência, vivido.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ivandilson Miranda Silva

    Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB), Mestre em Cultura e Sociedade pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos pela Universidade Federal da Bahia - IHAC-UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professor de Graduação e Pós-Graduação.

  • Ana Paula Rodrigues

    Diretora EaD Grupo Educacional FAVENI, Caratinga, Minas Gerais, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6034763904727969

  • Leandro Xavier Timóteo

    Diretor Geral do Grupo Educacional FAVENI, Caratinga, Minas Gerais, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4007618911845583

Publicado

08-12-22

Número

Sección

Editorial