A ENTREVISTA NARRATIVA E O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA: SUPORTES PARA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Parole chiave:
Entrevista Narrativa, Conceito de experiência, Educação, Universidade das Madres de Plaza de MayoAbstract
Este artigo apresenta o estudo sobre a importância da entrevista narrativa e do conceito de experiência para contribuir com o desenvolvimento e pesquisas em educação. O exemplo apresentado neste trabalho foi a pesquisa sobre a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina que se utilizou do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, podemos pensar/agir na perspectiva de uma educação e de uma universidade cada vez mais comprometida com o humanismo e a democracia. Nesse sentido, a entrevista narrativa e o conceito de experiência a partir de Walter Benjamin, Martin Jay, Jorge Larossa Bondia e José Contreras Domingo são fundamentais para pensar a pesquisa em educação valorizando tudo que pode ser experimentando, experiência, vivido.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.