Os direitos sociais e sua expressão pelo direito à cidade no Brasil
Palavras-chave:
Política urbana., Convivência social., Funções essenciais da cidade., Produção do espaço., Urbanização.Resumo
Este trabalho visa tratar da intrínseca relação entre direito e urbanismo, a partir do seu histórico até a contemporaneidade, traçando as bases para identificação do direito urbanístico como o ramo do direito autônomo e apto a disciplinar a convivência humana com arrimo nos valores da ecologia, do urbanismo e de outras áreas do conhecimento. Dado o seu caráter multidisciplinar, além de revelar o direito à cidade como expressão democrática das funções urbanas, considera-se o direito urbanístico destinado a estabelecer e sistematizar os métodos de desenvolvimento ordenado das cidades e proporcionar a implementação de uma política urbana comprometida com defesa dos interesses da coletividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.