Reconfigurações na docência em espaço prisional resultantes da pandemia por Covid-19
Palavras-chave:
Pandemia, Docência, Ensino remoto, Formação de professoresResumo
Este artigo aborda o impacto da pandemia por Covid-19 na docência em escola de espaço destinado ao aprisionamento, expõe as dificuldades do trabalho de professores na educação de pessoas privadas de liberdade após a adoção do ensino remoto bem como as dificuldades dos alunos quanto ao uso do material pedagógico proposto. Tem como objetivo refletir sobre a estratégia utilizada pelo Estado de Minas Gerais para suprir a falta das aulas presenciais e as (re) configurações da docência em escola de espaço destinado ao aprisionamento no período pandêmico. O referencial teórico que embasa as reflexões existentes foi utilizado seguindo escritos de autores que enriquecem a temática da educação nas prisões como Cardoso e Onofre (2015), Custódio e Nunes (2019) e Viana e Amorim Silva (2020). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo descritivo que reflete sobre a docência na prisão no período de março de 2020 a novembro de 2021. Constata-se que a docência nas prisões foi reconfigurada e impactada pela pandemia por Covid-19 e pela falta de políticas públicas voltadas para a formação de professores que atuam neste espaço onde se tem demandas bastante específicas não cabendo, pois, políticas generalizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.