O papel da filosofia na formação docente

Autori

  • Dante Augusto Galeffi

Parole chiave:

educação filosófica, formação docente, educação básica, atitude filosófica, compreensão polilógica

Abstract

Trata-se de uma de uma reflexão que procura investigar o papel da Filosofia na formação docente em nosso país, a partir do questionamento pela filosofia apropriada na dita formação. Pergunta-se pelo próprio da filosofia na formação do professor em geral, tendo em vista compreender a diferença entre uma filosofia de ilustração e uma filosofia propriamente exercitada em sua dinâmica criadora, como componente formador do pensar apropriador, próprio e apropriado. Não há no texto remissões a fontes autorizadas, mas implicitamente fala-se a partir de uma constelação de vozes reunidas em uma perspectiva polilógica e contemporânea, no esforço de projeção de outras possibilidades para a formação docente que tome a atitude filosófica como aprendizagem do pensar em todas as áreas e disciplinas do conhecimento.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Dante Augusto Galeffi

    Mestre e Doutor/UFBA, Docente da Faculdade de Educação (FACED/UFBA) e do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC/UFBA). Líder do GP Epistemologia do educar e práticas pedagógicas/CNPq.

Pubblicato

19-12-22

Fascicolo

Sezione

Temas Livres