Auto-representações de gênero de alunos e alunas do curso de formação de soldados da Polícia Militar

Autori

  • Iris Oliveira do Nascimento
  • Márcia Esteves de Calazans
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho

Parole chiave:

mulheres policiais, polícia e gênero, currículo, formação

Abstract

O presente artigo analisa, com foco nas relações de gênero, as auto-representações de gênero de alunos e alunas submetidos/as ao currículo do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba (Curso Técnico em Polícia Preventiva), desenvolvido pelo CFAP (Centro de Formação de Praças). Objetiva-se, com isso, responder à questão de como alunos e alunas soldados/as se reconhecem ao associarem as representações de gênero (masculino/feminino) às competências técnico-profissionais e habilidades pessoais descritas no currículo formal do curso em estudo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Iris Oliveira do Nascimento

    Mestre em Educação/UFPB. Ten. Cel. da Polícia Militar da Paraíba. Membro do GP Núcleo de estudos interdisciplinares sobre violência, democracia, controle social e cidadania/CNPq.

  • Márcia Esteves de Calazans

    Doutora em Sociologia/UFRGS. Docente do Programa Políticas Sociais e Cidadania/UCSAL. Pesquisadora do Observatório das Metrópoles, Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia/CNPq. Líder do GP Estudos Interdisciplinares sobre Violências, Democracia, Controle Social e Cidadania/CNPq. 

  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho

    Doutora/Michigan State University. Docente do Programa em Educação/UFPB. Membro dos GP's Globalização e educação  do tempo presente e inclusão escolar, sociabilidade e sustentabilidade/CNPq.

Pubblicato

19-12-22

Fascicolo

Sezione

Temas Livres