TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
Parole chiave:
Demarcação de terras indígenas, identidade, Povos indígenas, TerraAbstract
O presente trabalho tem por objetivo de através da canção “Todo dia era dia índio” discutir o seu potencial de denuncia à violência sofrida pelos povos indígenas e analisar o direito à demarcação de terras. Depois do contexto de colonização, ocupação e aldeamento das terras dos povos indígenas, eles resistem para não só sobreviver, mas também para reivindicar seus direitos. Neste passo surge como problema de pesquisa: em que medida a filosofia do bem-viver e a demarcação de terras contribuem para o resgate da identidade indígena e a autodeterminação dos povos indígenas? A hipótese de pesquisa aponta que embora a demarcação de terras tenha restado como a alternativa diante do processo de colonização e violência, a afirmação deste direito rompe com a invisibilidade, fortalecendo a presença dos povos originários no território brasileiro. Para tanto, adota-se o método dedutivo e, como ferramentas de pesquisa, a revisão bibliográfica, histórica e documental sobre o tema. Conclui-se que, a demarcação com condições de proteger o território, se torna o caminho necessário para afirmar a dignidade dos povos indígenas, dentro deste sistema capitalista que exclui, degrada e mata e garantir que todo dia seja dia dos povos originários viverem de acordo com sua cultura.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.