TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS COMO DIREITO DE AUTODETERMINAÇÃO
Palabras clave:
Demarcação de terras indígenas, identidade, Povos indígenas, TerraResumen
O presente trabalho tem por objetivo de através da canção “Todo dia era dia índio” discutir o seu potencial de denuncia à violência sofrida pelos povos indígenas e analisar o direito à demarcação de terras. Depois do contexto de colonização, ocupação e aldeamento das terras dos povos indígenas, eles resistem para não só sobreviver, mas também para reivindicar seus direitos. Neste passo surge como problema de pesquisa: em que medida a filosofia do bem-viver e a demarcação de terras contribuem para o resgate da identidade indígena e a autodeterminação dos povos indígenas? A hipótese de pesquisa aponta que embora a demarcação de terras tenha restado como a alternativa diante do processo de colonização e violência, a afirmação deste direito rompe com a invisibilidade, fortalecendo a presença dos povos originários no território brasileiro. Para tanto, adota-se o método dedutivo e, como ferramentas de pesquisa, a revisão bibliográfica, histórica e documental sobre o tema. Conclui-se que, a demarcação com condições de proteger o território, se torna o caminho necessário para afirmar a dignidade dos povos indígenas, dentro deste sistema capitalista que exclui, degrada e mata e garantir que todo dia seja dia dos povos originários viverem de acordo com sua cultura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.