MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE CONTROLE INTERNO NO FUNCIONAMENTO DE UM ÓRGÃO PÚBLICO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Parole chiave:
controle Interno, padronização de normas, mudança institucionalAbstract
O estudo objetiva analisar como o controle interno é determinante no funcionamento de um órgão do Governo do Estado do Espírito Santo. Esta pesquisa caracteriza-se com qualitativa, na qual foram utilizados para coleta de dados, pesquisa documental, questionário e entrevistas com gestores do órgão como forma de analisar as práticas de controle interno por meio do modelo de três linhas, conforme proposto pelo Institute of Internal Auditors – IIA e o processo de mudança usando o modelo proposto por Huy (2001) considerando os quatro tipos ideais de abordagens de intervenção, quais sejam: (i) intervenções de comando; (ii) intervenções de corpo técnico; (iii) intervenções de ensino; e, (iv) intervenções de socialização.
Através do estudo foi possível identificar que o órgão mantém suas rotinas de controle interno, no entanto sem uma padronização, de acordo com o modelo Estadual, necessitando adequar-se ao modelo de três linhas de controle implementado no Estado do Espírito Santo. Assim, através dos resultados encontrados é possível que o órgão aperfeiçoe e padronize suas rotinas de controle, bem como melhore sua divulgação interna.
Downloads
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.