MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE CONTROLE INTERNO NO FUNCIONAMENTO DE UM ÓRGÃO PÚBLICO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Palabras clave:
controle Interno, padronização de normas, mudança institucionalResumen
O estudo objetiva analisar como o controle interno é determinante no funcionamento de um órgão do Governo do Estado do Espírito Santo. Esta pesquisa caracteriza-se com qualitativa, na qual foram utilizados para coleta de dados, pesquisa documental, questionário e entrevistas com gestores do órgão como forma de analisar as práticas de controle interno por meio do modelo de três linhas, conforme proposto pelo Institute of Internal Auditors – IIA e o processo de mudança usando o modelo proposto por Huy (2001) considerando os quatro tipos ideais de abordagens de intervenção, quais sejam: (i) intervenções de comando; (ii) intervenções de corpo técnico; (iii) intervenções de ensino; e, (iv) intervenções de socialização.
Através do estudo foi possível identificar que o órgão mantém suas rotinas de controle interno, no entanto sem uma padronização, de acordo com o modelo Estadual, necessitando adequar-se ao modelo de três linhas de controle implementado no Estado do Espírito Santo. Assim, através dos resultados encontrados é possível que o órgão aperfeiçoe e padronize suas rotinas de controle, bem como melhore sua divulgação interna.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.