MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE CONTROLE INTERNO NO FUNCIONAMENTO DE UM ÓRGÃO PÚBLICO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Authors

  • Cleidir José
  • Donizete Reina
  • Marsuel Botelho

Keywords:

controle Interno, padronização de normas, mudança institucional

Abstract

O estudo objetiva analisar como o controle interno é determinante no funcionamento de um órgão do Governo do Estado do Espírito Santo. Esta pesquisa caracteriza-se com qualitativa, na qual foram utilizados para coleta de dados, pesquisa documental, questionário e entrevistas com gestores do órgão como forma de analisar as práticas de controle interno por meio do modelo de três linhas, conforme proposto pelo Institute of Internal Auditors – IIA e o processo de mudança usando o modelo proposto por Huy (2001) considerando os quatro tipos ideais de abordagens de intervenção, quais sejam: (i) intervenções de comando; (ii) intervenções de corpo técnico; (iii) intervenções de ensino; e, (iv) intervenções de socialização.

Através do estudo foi possível identificar que o órgão mantém suas rotinas de controle interno, no entanto sem uma padronização, de acordo com o modelo Estadual, necessitando adequar-se ao modelo de três linhas de controle implementado no Estado do Espírito Santo. Assim, através dos resultados encontrados é possível que o órgão aperfeiçoe e padronize suas rotinas de controle, bem como melhore sua divulgação interna.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cleidir José

    Mestrado em Ciências Contábeis - UFES (incompleto, com as disciplinas cursadas). Graduado em Ciências Contábeis. Especialização lato sensu em: (1) MBA Profissional em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; (2) Finanças Públicas; (3) Auditoria e Finanças; (4); Formação de Mediadores em EAD. Exerço o cargo de Analista do Executivo - Contador, no Governo do Estado do Espírito Santo desde o ano de 2010.

  • Donizete Reina

    Autor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG, 2021). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC, 2009). Especialista em Controladoria e Gerência Financeira pela Faculdade Cidade Verde (FCV-PR, 2008). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA-PR, 2005). É atualmente Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON/UFES) e do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Marsuel Botelho

    Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento com Ênfase em Segurança Pública (UFSC - MJSP). Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui graduação em Direito pela UFES e Curso de Formação de Oficiais pela Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (equivalente a Curso Superior de Graduação conforme parecer CES 460/99). Atualmente é Tenente-Coronel da Polícia Militar do Espírito Santo, com Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Universidade Vila Velha (UVV). Atuou como tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e professor universitário nas Faculdades Associadas do Espírito Santo (FAESA).

Published

04-12-23

Issue

Section

Temas Livres