Discriminação no acesso à educação e o discurso da subalternidade: reflexões sobre memória e identidade negra na escola

Autores/as

  • Ilzver de Matos Oliveira
  • Júlio Cesar Diniz Hoenisch

Palabras clave:

escola, racismo, discurso, políticas afirmativas

Resumen

Este trabalho parte do reconhecimento da existência de um quadro histórico de discriminação racial no acesso à educação no Brasil e resolve discutir a Lei 10.639, de 2003, que obrigou o ensino da história da África e dos afro-brasileiros nas escolas brasileiras, como um possível mecanismo de superação do quadro de desconsideração à memória, à cultura e à identidade negras no nosso país.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ilzver de Matos Oliveira

    Mestre/UFBA e Doutorando/PUC-RI. Docente da UNIT. Membro dos GT's A hermenêutica constitucional concretizadora dos direitos fundamentais e seus reflexos nas relações sociais e Políticas públicas de proteção aos direitos humanos/CNPq.

  • Júlio Cesar Diniz Hoenisch

    Mestre/PUC-RGS e Doutorando/UFBA. Docente da UEFS e da FSBA, Coordenador do Curso de Psicologia/FSBA. Membro dos GP's Núcleo de estudos da contemporaneidade e Núcleo interdisciplinar de estudos sobre desigualdade em saúde/CNPq. 

Publicado

19-12-22

Número

Sección

Temas Livres