DIREITO COMO ARGUMENTAÇÃO: Uma perspectiva descritiva

Autores/as

  • Enoque Feitosa Feitosa

Palabras clave:

Argumentação jurídica, Direito e justificação, Contextos da argumentação, Etapas da argumentação, Argumentação e casos dificeis

Resumen

O presente artigo tem como objeto examinar a atividade argumentativa no direito buscando indagar enquanto problema se o cerne da forma jurídica consiste no manejo e na construção de argumentos com o que defende a hipótese que o direito é, essencialmente, atividade argumentativa de justificação. Trata-se, quanto ao método, de pesquisa bibliográfica e de caráter descritivo-realista, examinando o direito como efetivamente é, ao invés de propor como o mesmo, idealmente, deveria ser. Assim, visa como objetivo geral, chamar atenção sobre os contextos nos quais podemos identificar como se argumenta, o que se desdobra em objetivos específicos, notadamente a) examinar as etapas que antecedem a decisão; b) apontar para a questão de como a argumentação é uma necessidade ontológica no direito e, c) tratar, ainda que com relevância e intensidades diferentes, quer dos casos de maior complexidade ou casos dificeis, quer daqueles casos de decisão mais óbvia ou, como usualmente denominados, casos “fáceis”.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Enoque Feitosa Feitosa

    Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito pela UFPE; Doutorado em Filosofia pela UFPB. Estágio pós-doutoral em Teoria e Filosofia do Direito na UFSC. Professor Associado III na UFPB, lecionando na Graduação em Direito e nas Pós-Graduações (Mestrado e Doutorado) em Direito e em Filosofia.

Publicado

06-09-22

Número

Sección

Temas Livres