OS NUDGES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO BRASILEIRO
Palabras clave:
Economia comportamental, Arquitetura de escolhas, Nudge, Paternalismo Políticas públicasResumen
O presente artigo faz uma análise sobre os nudges, a partir das contribuições da economia comportamental e da neurociência, sob a perspectiva de que nem sempre as decisões humanas são tomadas de forma lógica e racional. Para tanto, serão avaliados alguns desvios e vieses cognitivos relacionados à complexidade humana, com o intuito de compreender como uma melhor arquitetura de escolhas pode influenciar no comportamento e no processo decisório das pessoas. Também será analisado o mecanismo de aplicação dos nudges, levando-se em conta a filosofia paternalista libertária proposta por Richard Thaler e Cass Sunstein. Serão feitas, ainda, algumas considerações sobre a possibilidade de implementação dos nudges, de acordo com a realidade e o ordenamento jurídico brasileiro, a fim de se verificar a viabilidade de sua aplicação na realização de políticas públicas no Brasil. Por fim, serão analisados alguns casos concretos nos quais a técnica de nudge já foi implementada no Estado Brasileiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Diálogos Possíveis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.