O COTIDIANO E O COLOQUIAL EM CORA CORALINA: “POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS”
Resumo
Esta pesquisa analisou a maneira pela qual os temas da realidade e do cotidiano, a partir de uma linguagem coloquial, são retratados na obra “Poemas dos becos de Goiás e estórias mais”, de Cora Coralina, identificando e apontando esses temas em sua primeira publicação literária.
Desde a mocidade, o autor desta pesquisa já se identificava com determinadas escritoras, como Cora Coralina, cuja leitura o colocava ainda mais em chão goiano, visto que a linguagem dela possuía um estilo pessoal que relatava situações do cotidiano e circunstâncias ocorridas na vida de muitas pessoas.
Neste estudo analisamos a linguagem coloquial e de temas do cotidiano na obra “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais” cujo interesse nasce e justifica-se em dois universos: o da poesia, ao qual o pesquisador assume um lugar de fala enquanto um simples escritor e admirador de Cora Coralina, e o do contexto, pelo fato de também ser goiano, assim como a ilustre autora da obra analisada.
Cora Coralina, poetisa de chão goiano, é o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas (1889-1985). Nascida na cidade de Goiás, antiga capital goiana, em 20 de agosto de 1889, teve uma trajetória literária peculiar, não se filiando a nenhuma corrente literária de forma específica, conforme nos aponta Camargo (2002, apud, MARTINS, 2015).
De acordo com Martins (2015), o diferencial de Cora Coralina, a narração em forma de poesia, traz informações sobre a vida da autora e, ao mesmo tempo, a realidade de parte do povo brasileiro. Sua estilística, ou seja, seu estilo, não foi considerado comum, ao unir e até ampliar o gênero narrativo-poético, ao contar sua história e contar fatos na estrutura de poesia (MARTINS, 2015).
A autora supracitada alega que a linguagem em Cora Coralina é simples, clara e espontânea, e mostra a história em uma perspectiva diferente: o dia a dia, os valores, as crenças, os costumes e as tradições de um povo expostos por meio literário, exaltando elementos do seu próprio cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.