A PRÁTICA DE LER PARA PRÉ-ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Resumo
O presente estudo surgiu de uma realidade profissional vivida pela autora. Atuando no período matutino enquanto professora de Literatura na Educação Infantil e, enquanto Fonoaudióloga Clínica, no período vespertino, a autora notou que suas duas funções pareciam se interligar, tendo o desenvolvimento de linguagem como ponto de intersecção entre elas.
A autora ministra aula de Literatura em uma escola municipal de educação infantil (EMEI) situada na região central de São José dos Campos/SP. Nessa unidade escolar, 240 crianças estão matriculadas no período matutino e dividem-se em 12 salas (4 salas de Infantil II, 5 salas de Pré I e 3 salas de Pré II). As crianças dessa instituição têm entre 3 e 6 anos de idade.
As aulas de literatura acontecem duas vezes por semana, totalizando 100 minutos por semana para cada turma. Esses momentos são dedicados à leitura literal e contação de histórias, bem como diversas outras propostas sugeridas pela BNCC (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular). O eixo predominantemente contemplado é “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.
Paralelamente, a autora é fonoaudióloga clínica e atende crianças de diferentes grupos etários com dificuldades relacionadas à linguagem oral e/ou escrita. No que tange a linguagem oral, a autora aplica, entre outros, um teste denominado ABFW (ANDRADE et al, 2004), onde são investigados: vocabulário, fonologia, fluência e pragmática.
A medida em que analisava os resultados obtidos pelos pacientes nos testes clínicos, a autora foi relacionando as habilidades avaliadas na clínica às habilidades trabalhadas na sala de leitura. Assim, uma vez levantada a hipótese de que o trabalho com literatura infantil pode vir a exercer importante papel preventivo quanto aos atrasos de linguagem, bem como criar cenário onde possam ser precocemente detectados atrasos/transtornos linguísticos, a autora iniciou estudo a fim de buscar melhor compreensão do quanto, quando e como o trabalho realizado em ambiente escolar irá impactar o desenvolvimento da de linguagem infantil.
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