A PRÁTICA DE LER PARA PRÉ-ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Autores

  • Rita de Cássia Alves Limissuri Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos - EDUSJC, São José dos Campos, SP.

Resumo

O presente estudo surgiu de uma realidade profissional vivida pela autora. Atuando no período matutino enquanto professora de Literatura na Educação Infantil e, enquanto Fonoaudióloga Clínica, no período vespertino, a autora notou que suas duas funções pareciam se interligar, tendo o desenvolvimento de linguagem como ponto de intersecção entre elas.

            A autora ministra aula de Literatura em uma escola municipal de educação infantil (EMEI) situada na região central de São José dos Campos/SP. Nessa unidade escolar, 240 crianças estão matriculadas no período matutino e dividem-se em 12 salas (4 salas de Infantil II, 5 salas de Pré I e 3 salas de Pré II). As crianças dessa instituição têm entre 3 e 6 anos de idade.

            As aulas de literatura acontecem duas vezes por semana, totalizando 100 minutos por semana para cada turma. Esses momentos são dedicados à leitura literal e contação de histórias, bem como diversas outras propostas sugeridas pela BNCC (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular). O eixo predominantemente contemplado é “Escuta, fala, pensamento e imaginação”.

            Paralelamente, a autora é fonoaudióloga clínica e atende crianças de diferentes grupos etários com dificuldades relacionadas à linguagem oral e/ou escrita. No que tange a linguagem oral, a autora aplica, entre outros, um teste denominado ABFW (ANDRADE et al, 2004), onde são investigados: vocabulário, fonologia, fluência e pragmática.

            A medida em que analisava os resultados obtidos pelos pacientes nos testes clínicos, a autora foi relacionando as habilidades avaliadas na clínica às habilidades trabalhadas na sala de leitura. Assim, uma vez levantada a hipótese de que o trabalho com literatura infantil pode vir a exercer importante papel preventivo quanto aos atrasos de linguagem, bem como criar cenário onde possam ser precocemente detectados atrasos/transtornos linguísticos, a autora iniciou estudo a fim de buscar melhor compreensão do quanto, quando e como o trabalho realizado em ambiente escolar irá impactar o desenvolvimento da de linguagem infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

A PRÁTICA DE LER PARA PRÉ-ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM . (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/977