DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, REFORÇO OU DESAFIO PARA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?
Resumo
O objetivo deste artigo é compreender de que forma o calendário comemorativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de uma escola privada na Zona Oeste do Rio de Janeiro é organizado, a fim de compreender se tais datas cumprem o seu papel de serem contextualizadas às práticas sociais dos estudantes ou se apenas seguem um propósito de atender aos interesses dos responsáveis. Ainda com um aprofundamento na temática das relações étnico-raciais, será feito um recorte onde se abordará o Dia da Cultura Indígena e o Dia da Consciência Negra, com o intuito de refletir se o quantitativo de datas impede uma real compreensão dos dias citados, ou se ainda reforçam estereótipos servindo de manutenção da desigualdade no lugar de agregar diversidade ao ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.