DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, REFORÇO OU DESAFIO PARA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?

Autores

  • Fabiana Fernandes de Queiroz Dias Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI , Venda Nova do Imigrante, ES.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender de que forma o calendário comemorativo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de uma escola privada na Zona Oeste do Rio de Janeiro é organizado, a fim de compreender se tais datas cumprem o seu papel de serem contextualizadas às práticas sociais dos estudantes ou se apenas seguem um propósito de atender aos interesses dos responsáveis. Ainda com um aprofundamento na temática das relações étnico-raciais, será feito um recorte onde se abordará o Dia da Cultura Indígena e o Dia da Consciência Negra, com o intuito de refletir se o quantitativo de datas impede uma real compreensão dos dias citados, ou se ainda reforçam estereótipos servindo de manutenção da desigualdade no lugar de agregar diversidade ao ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, REFORÇO OU DESAFIO PARA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/966