O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO DA SALA DE AULA
Resumo
A comunicação está presente em todas as esferas da vida dos sujeitos, seja familiar, acadêmica e/ou profissional e são nessas interações sociais que se constituem as relações interpessoais. No campo educacional, há a necessidade de aprimoramento da comunicação em sala de aula, seja na relação entre os professores, os alunos e os professores e alunos. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo compreender de que modo uma comunicação clara e objetiva interfere nas relações interpessoais dentro da sala de aula. Metodologicamente, trata de uma pesquisa qualitativa e descritiva que toma por base o procedimento da revisão de literatura. Teoricamente, toma por base o conceito de educomunicação. Por meio do diálogo com os autores, conclui-se que embora alguns professores reconheçam a importância de trabalhar as habilidades comunicativas, não incentivam o desenvolvimento da mesma entre os alunos, prevalecendo uma prática monológica. Juntamente com os autores dos textos, levanta-se algumas possibilidades que podem contribuir com o desenvolvimento da comunicação clara e objetiva, entre elas, incluir uma disciplina nos cursos de licenciaturas que trabalhe o papel da comunicação no espaço da sala de aula, como também, criar momentos de estudos e reflexões entre os professores e pedagogos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.