O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Resumo
As diversas modificações geradas após a globalização concorreram para o estabelecimento de um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, exigindo profissionais mais qualificados e altamente capacitados. No intuito de atender a essa conjuntura, os cursos de graduação e especialização tornaram-se instrumentos importantes para a preparação do sujeito para com o meio laboral e para a vida.
No universo acadêmico, as Ciências Contábeis apresentam-se como um ambiente de conhecimento que não cuida somente dos registros monetários e quantitativos, mas também qualifica-se como um poderoso instrumento de provisão de informações úteis, relevantes e tempestivas, possibilitando ao administrador da entidade econômica administrativa uma tomada de decisão assegurada.
Seguindo esse entendimento, apesar do ensino da contabilidade ter vivenciado mudanças no que diz respeito a sua matriz curricular, o processo pedagógico manteve-se estagnado, apontado unicamente para metodologias passivas (Kawata; Silva; Silva, 2016). A metodologia passiva ou tradicional geralmente são centralizadas na figura do professor, pautadas na memorização e repetição sistematizada. Tais características desta modalidade de ensino, podem dificultar a conquista de habilidades tidas como essenciais para o profissional contabilista, a exemplo do senso crítico e especialmente a proatividade, pelo fato de possibilitar ao docente continuar em uma zona de conforto preexistente (Oliveira Neto; Chioratto, 2017).
Assim, surge a necessidade da utilização de ferramentas inovadoras que favorecem um campo educacional propício quanto à formação de profissionais dinâmicos que atendam às demandas do universo do trabalho. As metodologias ativas no processo de aprendizagem, Fernandes, Ferreira, La Torres, Rosa e Costa (2003) compreendem como mecanismo que facilitam o aprender a aprender, garantindo o aprender fazendo e vivenciando relações democráticas dentro das IES; metodologias centradas nos discentes, vistos como sujeitos ligados diretamente ao processo de ensino aprendizagem e como cidadãos; e metodologias estabelecidas em conceitos de pedagogia interativa, na percepção pedagógica crítica e reflexiva, apresentando como fundamento a participação integrada dos estudantes em todo o processo, considerando todos os cenários de prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar da FARESE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Interdisciplinar da FARESE apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Interdisciplinar da FARESE.
A Revista Interdisciplinar da FARESE não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.