O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

Autores

  • Dyego Penna Carvalho Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI, Guarulhos, SP

Resumo

As diversas modificações geradas após a globalização concorreram para o estabelecimento de um mercado cada vez mais acirrado e competitivo, exigindo profissionais mais qualificados e altamente capacitados. No intuito de atender a essa conjuntura, os cursos de graduação e especialização tornaram-se instrumentos importantes para a preparação do sujeito para com o meio laboral e para a vida.

No universo acadêmico, as Ciências Contábeis apresentam-se como um ambiente de conhecimento que não cuida somente dos registros monetários e quantitativos, mas também qualifica-se como um poderoso instrumento de provisão de informações úteis, relevantes e tempestivas, possibilitando ao administrador da entidade econômica administrativa uma tomada de decisão assegurada.

Seguindo esse entendimento, apesar do ensino da contabilidade ter vivenciado mudanças no que diz respeito a sua matriz curricular, o processo pedagógico manteve-se estagnado, apontado unicamente para metodologias passivas (Kawata; Silva; Silva, 2016). A metodologia passiva ou tradicional geralmente são centralizadas na figura do professor, pautadas na memorização e repetição sistematizada. Tais características desta modalidade de ensino, podem dificultar a conquista de habilidades tidas como essenciais para o profissional contabilista, a exemplo do senso crítico e especialmente a proatividade, pelo fato de possibilitar ao docente continuar em uma zona de conforto preexistente (Oliveira Neto; Chioratto, 2017).

            Assim, surge a necessidade da utilização de ferramentas inovadoras que favorecem um campo educacional propício quanto à formação de profissionais dinâmicos que atendam às demandas do universo do trabalho. As metodologias ativas no processo de aprendizagem, Fernandes, Ferreira, La Torres, Rosa e Costa (2003) compreendem como mecanismo que facilitam o aprender a aprender, garantindo o aprender fazendo e vivenciando relações democráticas dentro das IES; metodologias centradas nos discentes, vistos como sujeitos ligados diretamente ao processo de ensino aprendizagem e como cidadãos; e metodologias estabelecidas em conceitos de pedagogia interativa, na percepção pedagógica crítica e reflexiva, apresentando como fundamento a participação integrada dos estudantes em todo o processo, considerando todos os cenários de prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

25-01-23

Edição

Seção

Edição Especial Anais da III Jornada Científica do Grupo Educacional FAVENI

Como Citar

O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. (2023). Revista Interdisciplinar Da FARESE, 4. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistainterdisciplinardafarese/article/view/1003