ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEIS COMO GARANTIA DE OPERAÇÕES CREDITÍCIAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tecer considerações acerca do instituto jurídico da alienação fiduciária de imóvel como forma de garantia de operações de crédito, com a indicação dos pressupostos a que se vincula e das vantagens que produz, em especial, à possibilidade de consolidar a propriedade do bem em favor do credor para satisfazer a obrigação do devedor sem a intervenção do Poder Judiciário. Com metodologia bibliográfica, o artigo demonstra como essa modalidade de ônus real garante uma maior celeridade, se comparada às demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.