CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO PILATES NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
autismo e exercício, autismo e desenvolvimento motor, pilates e crianças.Resumo
Introdução: Os transtornos do Espectro do Autismo (TEA) costumam comprometer a evolução do desenvolvimento motor infantil. Pesquisas atuais demonstram que a intervenção com exercícios físicos em crianças com TEA é de grande importância para suas habilidades motoras e melhora na qualidade de vida. O método Pilates é uma atividade de condicionamento
físico indicado para todas as idades, pois seus exercícios lúdicos trabalham o corpo como um todo. Sendo assim pode ser uma alternativa eficaz de tratamento para a melhora do padrão motor das crianças com autismo. Objetivo: Identificar e descrever as contribuições do método Pilates no desenvolvimento motor e na qualidade de vida das crianças com autismo.
Metodologia: As pesquisas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scielo, PEDro e Lilacs, somente ensaios clínicos. Dos artigos encontrados apenas 10 foram selecionados de acordo com os critérios predefinidos. Resultados: Estudos mostram que o método Pilates apresenta melhora significativa nas crianças nos seguintes parâmetros: equilíbrio postural e habilidades motoras. Não foram encontrados estudos que correlacione à prática do Pilates e melhora do desenvolvimento motor em crianças autistas. Conclusão: Foi observada uma escassez de publicações científicas no tema específico, sugere-se a produção de mais estudos que analisem os efeitos da intervenção do Pilates como forma de tratamento na melhora do
padrão motor das crianças com TEA.
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