RELAÇÃO DE CONSUMO E PERDA DO TEMPO ÚTIL: UM DIREITO A INDENIZAÇÃO.

Autori

  • Alcelyr Valle da Costa Neto
  • Priscila Luciene Santos de Lima

Abstract

 Na presente pesquisa será abordado a responsabilidade civil pela perda do tempo útil, onde serão demonstrados os principais aspectos relacionados ao tema. Dentro desse contexto, a pesquisa destaca um breve relato histórico da responsabilidade civil, abarcando sua evolução desde o surgimento das formas iniciais de responsabilidade civil até os dias de hoje, incluindo também, nesse contexto evolutivo, as várias formas de danos expressamente reconhecidos em nosso direito e o surgimento desses danos ainda em discussão, uma vez que tem se consolidado na doutrina e presente nas decisões dos tribunais, como forma de reconhecer e ratificar a tutela do tempo. Como metodologia, a pesquisa pautou-se em consultas jurisprudenciais, livros, artigos científicos, publicações eletrônicas, com o fim de demonstrar os diversos posicionamentos em face da aplicação desta teoria no qual procura tutelar uma nova forma de dano que tem o viés de inovar o instituto da responsabilidade.

 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Alcelyr Valle da Costa Neto

    Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional, Brasil (2017), Professor do Instituto Caiçara de Pesquisa e Ensino Superior, Brasil.

  • Priscila Luciene Santos de Lima

    Pós-Doutoranda em Novas Tecnologias e Direito pela Università Mediterranea di Reggio Calabria – Itália. Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM.  Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Especialista em Direito Material do Trabalho e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.  Professora na graduação e Pós-Graduação, Gestora educacional e Advogada.

Pubblicato

11-05-22

Come citare

RELAÇÃO DE CONSUMO E PERDA DO TEMPO ÚTIL: UM DIREITO A INDENIZAÇÃO. (2022). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 1(1), 94-108. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/31