PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMA DE LIBERTAÇÃO

Autori

  • Ivandilson Miranda Silva Miranda Silva
  • José Roberto de Araújo Fontoura
  • Lília Bittencourt Silva Bittencourt Silva

Parole chiave:

Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Educação Popular, libertação

Abstract

Este artigo, que é parte da tese de Doutorado pelo Programa de educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada: “ La Calle, La Plaza, La Palabra”: Educação Popular, Contemporaneidade e Experiência da Universidade Das Madres De La Plaza De Mayo, apresenta um pouco da trajetória de Paulo Freire, comemorando seu centenário (1921-2021) a partir da sua obra Pedagogia do Pedagogia do Oprimido.  A história da educação popular no Brasil tem sua fase efervescente entre as décadas de 1950 e 60 do século XX. A prática da educação popular tem no diálogo entre os sujeitos, o seu maior aliado, pois é, a partir do diálogo, que se dá o confronto dialético de ideias e a produção de conhecimento que nasce dessa dinâmica, dessa troca de saberes. O livro Pedagogia do Oprimido comemorou seu 50º aniversário em 2018 e continua muito atual, por vivermos neste momento da história do Brasil um retrocesso político-econômico-social-ideológico-cultural de grande proporção. Essas são as questões discutidas neste texto.

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Pubblicato

11-05-22

Come citare

PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMA DE LIBERTAÇÃO. (2022). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 1(2), 116-126. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/141