PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: EDUCAÇÃO POPULAR COMO FORMA DE LIBERTAÇÃO
Keywords:
Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido, Educação Popular, libertaçãoAbstract
Este artigo, que é parte da tese de Doutorado pelo Programa de educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada: “ La Calle, La Plaza, La Palabra”: Educação Popular, Contemporaneidade e Experiência da Universidade Das Madres De La Plaza De Mayo, apresenta um pouco da trajetória de Paulo Freire, comemorando seu centenário (1921-2021) a partir da sua obra Pedagogia do Pedagogia do Oprimido. A história da educação popular no Brasil tem sua fase efervescente entre as décadas de 1950 e 60 do século XX. A prática da educação popular tem no diálogo entre os sujeitos, o seu maior aliado, pois é, a partir do diálogo, que se dá o confronto dialético de ideias e a produção de conhecimento que nasce dessa dinâmica, dessa troca de saberes. O livro Pedagogia do Oprimido comemorou seu 50º aniversário em 2018 e continua muito atual, por vivermos neste momento da história do Brasil um retrocesso político-econômico-social-ideológico-cultural de grande proporção. Essas são as questões discutidas neste texto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.