Português
Palabras clave:
CRAS, Psicologia Social, Assistência Social, Políticas SociaisResumen
A criação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (1993), a aprovação do Sistema
Único de Assistência Social – SUAS e a criação da Política Nacional de Assistência Social –
PNAS (2004) foram fundamentais para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social
fossem reconhecidas como sujeitos de direito. Assim, o presente artigo, analisa o ponto de vista
do usuário em relação aos serviços oferecidos pela assistência social no que se refere ao Centro
de Referência da Assistência Social (CRAS), colocando em questão o serviço prestado ao usuário
e como este percebe a função, a eficácia e o comprometimento do CRAS em garantir que os
direitos do usuário cheguem a eles, além de narrar o olhar de quem faz uso desse serviço público
da assistência social. A análise foi feita a partir dos dados examinados com base em uma pesquisa
formatada em uma entrevista com os usuários do CRAS. Isso nos permitiu apresentar uma
reflexão sobre a falta de informação e conhecimento do usuário mediante seus direitos dentro da
política de assistência e a concepção de assistencialismo tida pelos mesmos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.