ASSISTÊNCIA SOCIAL: O OLHAR DO USUÁRIO MEDIANTE A GARANTIA DOS DIREITOS NO CRAS ZUMBI- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES

Autores

  • Amanda Ferreira Santos
  • Lorena de Souza de Oliveira
  • Maria Regina Alves Maciel
  • Fabiana Davel Canal

Palavras-chave:

CRAS, Psicologia Social, Assistência Social, Políticas Sociais

Resumo

A criação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (1993), a aprovação do Sistema
Único de Assistência Social – SUAS e a criação da Política Nacional de Assistência Social –
PNAS (2004) foram fundamentais para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social
fossem reconhecidas como sujeitos de direito. Assim, o presente artigo, analisa o ponto de vista
do usuário em relação aos serviços oferecidos pela assistência social no que se refere ao Centro
de Referência da Assistência Social (CRAS), colocando em questão o serviço prestado ao usuário
e como este percebe a função, a eficácia e o comprometimento do CRAS em garantir que os
direitos do usuário cheguem a eles, além de narrar o olhar de quem faz uso desse serviço público
da assistência social. A análise foi feita a partir dos dados examinados com base em uma pesquisa
formatada em uma entrevista com os usuários do CRAS. Isso nos permitiu apresentar uma
reflexão sobre a falta de informação e conhecimento do usuário mediante seus direitos dentro da
política de assistência e a concepção de assistencialismo tida pelos mesmos.

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Biografia do Autor

  • Amanda Ferreira Santos

    Graduada em Psicologia pela Faculdade Multivix - Cachoeiro de Itapemirim.

  • Lorena de Souza de Oliveira

    Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de
    Psicologia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim

  • Maria Regina Alves Maciel

    MR em Educação,cultura e organizações sociais na Fundação Educacional de Divinópolis/Universidade do Estado de Minas Gerais. GRADUAÇÃO em Ciências Sociais pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (1991) de Divinópolis, Minas Gerais e ESPECIALIZAÇÃO em Geografia pela Associação Jaboticabalense de Educação. Atualmente leciona Geografia e Sociologia na Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr e Escola Municipal Dr. Jacinto Campos na cidade de Lagoa da Prata, Minas Gerais.

  • Fabiana Davel Canal

    Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Psicóloga na clínica Ocupacional Center (em Castelo - ES) e professora do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo (IESES - Multivix Cachoeiro e Multivix Castelo). Tem experiência na área da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de grupo, análise institucional, políticas de assistência social e psicologia social.

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Publicado

07-07-23

Como Citar

ASSISTÊNCIA SOCIAL: O OLHAR DO USUÁRIO MEDIANTE A GARANTIA DOS DIREITOS NO CRAS ZUMBI- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES. (2023). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 2(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/1120