As CONSEQUÊNCIAS DA PUBLICIDADE ENGANOSA E COMO ISSO FERE OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES
Palabras clave:
Direito do Consumidor, Código De Defesa do Consumidor, Publicidade Enganosa. ResponsabilidadeResumen
O presente tem como principal objetivo discutir acerca das consequências da publicidade enganosa frente aos direitos dos consumidores. A publicidade enganosa é o que induz o consumidor ao erro, fazendo comprar um produto que se soubesse o que ela realmente pode causar, não compraria, ou também, pela omissão, com falta de informações importantes sobre o produto ou serviço. Dessa forma, pode gerar consequências negativas na vida dos consumidores que por sua vez precisam estar respaldados e ser ressarcidos de seus prejuízos. Foi realizada a análise normativa do que disciplina o Código de Defesa do Consumidor que tem em seus princípios e regras, diretrizes para uma relação segura para o consumidor. Verificou-se, portanto, a responsabilidade administrativa, civil e penal em casos de exercício da publicidade enganosa, pois trata-se de atividade ilícita que deve assim ser reparada. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de estudo de natureza descritiva, com pesquisa bibliográfica. Pretende-se, portanto, servir de melhor suporte para conhecimento acadêmicoe consumerista através da ampla discussão sobre esta temática.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.