As CONSEQUÊNCIAS DA PUBLICIDADE ENGANOSA E COMO ISSO FERE OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES

Autori

  • Alcelyr Valle da Costa Neto
  • Julia Francinny Batista da Silva Quadros

Parole chiave:

Direito do Consumidor, Código De Defesa do Consumidor, Publicidade Enganosa. Responsabilidade

Abstract

O presente tem como principal objetivo discutir acerca das consequências da publicidade enganosa frente aos direitos dos consumidores. A publicidade enganosa é o que induz o consumidor ao erro, fazendo comprar um produto que se soubesse o que ela realmente pode causar, não compraria, ou também, pela omissão, com falta de informações importantes sobre o produto ou serviço. Dessa forma, pode gerar consequências negativas na vida dos consumidores que por sua vez precisam estar respaldados e ser ressarcidos de seus prejuízos. Foi realizada a análise normativa do que disciplina o Código de Defesa do Consumidor que tem em seus princípios e regras, diretrizes para uma relação segura para o consumidor. Verificou-se, portanto, a responsabilidade administrativa, civil e penal em casos de exercício da publicidade enganosa, pois trata-se de atividade ilícita que deve assim ser reparada. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de estudo de natureza descritiva, com pesquisa bibliográfica. Pretende-se, portanto, servir de melhor suporte para conhecimento acadêmicoe consumerista através da ampla discussão sobre esta temática.

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Biografie autore

  • Alcelyr Valle da Costa Neto

    Professor Universitário, Rua Tem. Tito Teixeira de Castro, 1222 – Boqueirão – Curitiba/PR, avcostaneto@yahoo.com.br;

  • Julia Francinny Batista da Silva Quadros

    Gestora de Políticas Acadêmicas, Rua Dr. José Peroba, 241 – Stiep – Salvador/BA, juliaquadros2009@hotmail.com.

Pubblicato

13-04-23

Come citare

As CONSEQUÊNCIAS DA PUBLICIDADE ENGANOSA E COMO ISSO FERE OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES. (2023). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 2(1). https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/1068