As LEIS DE PROTEÇÃO CONTRA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: O RACISMO RELIGIOSO E A INTOLERÂNCIA CONTRA AOS ADEPTOS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO BRASIL
Palabras clave:
Intolerância Religiosa, Racismo Religioso, Políticas PúblicasResumen
O presente artigo tem por finalidade analisar as leis existentes para a proteção contra a intolerância religiosa, neste estudo será investigado os casos de intolerância aos adeptos das religiões de matriz africana especificamente a Umbanda e o Candomblé, visto que são as que mais sofrem com a intolerância e o racismo religioso no Brasil. O problema inerente ao tema da pesquisa é: Como é possível diminuir os casos de intolerância religiosa contra aos adeptos as religiões de matriz africana? O artigo tem como finalidade definir o que é Intolerância Religiosa e quais suas principais causas, visando identificar como ocorre o racismo religioso no Brasil. No resultado da pesquisa é possível concluir que apenas a tipificação legal dos crimes de intolerância não acarreta na sua diminuição, mas sendo necessárias políticas públicas para o conhecimento e o respeito a essas religiões. A metodologia utilizada foi documental, bibliográfica, bem como análise de casos reais e jurisprudência nacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania.
A Revista Direito, Desenvolvimento e Cidadania não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.