O LÚDICO E O ENSINO DE HISTÓRIA: NOVOS MÉTODOS E POSSIBILIDADES DE APRENDER

Authors

  • Fabiane Santana da Silva
  • Ana Paula Rodrigues

Keywords:

Ludicidade, Metodologias, Ensino de História

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apresentar novos métodos de ensino através da ludicidade e as práticas pedagógicas como ferramenta importante e adequada em contraposição ao conceito de aula tradicional, sendo esta fundamental para a aquisição do conteúdo no ensino de História. No estudo da disciplina de história, o lúdico como recurso didático, possibilita uma participação ativa do aluno na elaboração de conhecimentos, permitindo a construção de um saber de modo prazeroso, onde o aluno irá aprender brincando, pois o ato de jogar e brincar, permite a construção e compreensão que irão muito além da matéria, proporcionando a criação de uma aprendizagem efetiva. Destacando como os jogos e brincadeiras são estratégias metodológicas definida para possibilitar momentos lúdicos durante o ensinamento e podem tornam as aulas mais interativas, dinâmicas, estimulando a criatividade, construir conceitos e argumentos, entender fatos e as informações históricas, além de lincar o aprendizado com as práticas lúdicas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fabiane Santana da Silva

    Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil. Psicopedagoga pelo Grupo Faveni, Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Salvador – UNIFACS, Licenciada em História pelo Centro Universitário Internacional Uninter.

  • Ana Paula Rodrigues

    Doutora em Educação (2012); Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2005); Especialista em Marketing (2005), Especialista em Tutoria em EAD (2016), Especialista em Docência do Ensino Superior (2016); graduada em Educação Física (2002) e Graduada em Administração (2016).

Published

11-05-22

How to Cite

O LÚDICO E O ENSINO DE HISTÓRIA: NOVOS MÉTODOS E POSSIBILIDADES DE APRENDER. (2022). Revista Direito, Desenvolvimento E Cidadania, 1(1), 1-14. https://revista.grupofaveni.com.br/index.php/revistadireitodesenvolvimento/article/view/23